O que não nos desafia, não nos transforma (2022-2025)

Projeto Educativo 2022-2025 – versão final
Projeto Educativo 2022-2025 (versão para discussão pública)
Plano de Ocupação de Tempos Livres Escolares
Plano de Recuperação das Aprendizagens
Critérios para a Constituição de Turmas
Critérios para a Distribuição de Serviço e Elaboração de Horários
O atual projeto educativo foi construído no seguimento do percurso traçado nos últimos anos, alicerçado em práticas de inovação pedagógica e processos de melhoria organizacional, desafiando todos os intervenientes à transformação individual e coletiva. Assim, o lema “O que não nos desafia, não nos transforma!” assume a importância da metamorfose da organização, como consequência da transformação individual.

“O milho de pipoca que não passa pelo fogo, continua a ser milho de pipoca.
Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.”
(Rubem Alves)
Para trilhar o caminho agora proposto, desenhou-se um plano de trabalho em torno de três eixos educativos que considerados fundamentais:
- Cultura e Liderança;
- Valorização, Qualidade e Organização Pedagógica;
- Cooperação da Comunidade.
Quanto ao primeiro eixo, “Cultura e Liderança”, os objetivos e metas centram-se, acima de tudo, na forma como as lideranças de topo e intermédias definem as opções de gestão, tendo por base a diagnose levada a cabo pela equipa do Observatório de Qualidade do Agrupamento e as diferentes orientações da tutela.
No que concerne ao segundo eixo, “Valorização, Qualidade e Organização Pedagógica”, as estratégias e os objetivos centram-se essencialmente na melhoria do desempenho escolar dos alunos. Neste eixo, concentram-se as diferentes opções em termos de medidas de promoção do sucesso escolar, da assunção de metodologias ativas, da promoção de inovação pedagógica e da diversificação e ajuste da oferta formativa. Neste campo, é de fulcral importância criar condições para um desenvolvimento harmonioso, em cada aluno, das diferentes áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), dotando-os de ferramentas necessárias para que se tornem cidadãos empreendedores, criativos, críticos e autónomos, colocando o conhecimento ao serviço da ação e assumindo o aluno como centro da sua própria aprendizagem.
Neste âmbito, urge criar condições para a inovação pedagógica, para a mudança de paradigma educativo, deixando o professor de desempenhar, apenas, o papel primordial na transmissão de conhecimentos, constituindo-se, ao invés, como um ator privilegiado de orientação das aprendizagens, dando ao aluno o papel principal na construção do seu conhecimento.
Assim sendo, a ação pedagógica no AEFCPS centra-se no desenvolvimento de três grandes pilares:
- Autonomia;
- Responsabilidade;
- Cooperação.
No âmbito do contexto socioeconómico atual, é determinante que, quando os alunos forem confrontados com o mundo do trabalho, demonstrem não só o que sabem, mas também o que sabem fazer. Assim sendo, as opções de atividades a integrar no Plano Anual de Atividades, como as diferentes ofertas extracurriculares e/ou de complemento curricular, deverão proporcionar ambientes informais de aprendizagem, sempre que possível devidamente articulados com o currículo nacional, mas que coloquem, em graus tendencialmente crescentes, os alunos como atores privilegiados na construção do conhecimento.
Neste eixo, assume papel central todo o trabalho desenvolvido em torno da melhoria da qualidade das aprendizagens, do qual se destacam as estratégicas pedagógicas relacionadas com a promoção e desenvolvimento do trabalho colaborativo, com a inovação na prática pedagógica, com a articulação curricular e com a monitorização da prática letiva. Este eixo foi desenhado tendo em consideração as opções de gestão do agrupamento vertidas no PERA.
No que respeita ao terceiro eixo, “Cooperação da Comunidade”, definem-se linhas de ação para os diferentes serviços do agrupamento, numa lógica própria de serviço público de qualidade e proximidade, atendendo à realidade social envolvente e às necessidades de alunos e famílias e ao desenvolvimento integral dos alunos. Partindo do pressuposto fundamental de que a escola é de todos e para todos, o agrupamento tem cultivado a tradição de escola inclusiva, pretendendo alargar esta premissa, de forma que se cultive o respeito por todos e a valorização da diferença. Neste eixo incluem-se, ainda, aspetos como a equidade de oportunidades e a integração efetiva das diferentes vocações/motivações das crianças/jovens, sendo fundamental a diversidade formativa.
Estes propósitos não se concretizam sem o envolvimento consciente e empenhado de toda a comunidade educativa e dos demais parceiros, estimulando uma sensação de inconformidade perante os obstáculos, na busca deste objetivo, proporcionando condições para desenvolver as competências para a construção de indivíduos que tenham alcançado os requisitos constantes no PASEO.
Assim, o lema “O que não nos desafia, não nos transforma!”, resume objetivamente os propósitos do presente projeto educativo.
Organização do Documento



Entendimento sobre a noção de meta

Pontos de partida


Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe (2017-2022)
Relatório de Execução do PEA 2021/2022
Relatório de Execução do PEA 2020/2021
Relatório de execução do PEA 2018/2019
Relatório de execução do Projeto Educativo 2017/2018
Relatório de execução do Projeto Educativo 2016/2017
Relatório de execução do Projeto Educativo 2015/2016
Relatório de execução do Projeto Educativo 2014/2015
O que é o Projeto Educativo?
Projeto Educativo é o primeiro grande instrumento de planeamento da ação educativa da escola, devendo por isso, servir permanentemente de ponto de referência e orientação na atuação de todos os elementos da Comunidade Educativa em que a escola se insere, em prol da formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis, solidários e democraticamente comprometidos na construção de um destino comum e de uma sociedade melhor.
Com o presente projeto, pretendemos fazer um diagnóstico dos constrangimentos e potencialidades da nossa escola e definir estratégias para colmatar e desenvolver o pretendido, as quais traçam as nossas linhas de atuação e servem de referência e garantia da coerência e eficiência do nosso plano de ação.
Projeto Educativo atualizado em setembro 2021
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”
O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva pretende implementar, na sua prática diária, lógicas de escola aprendente que reflete sobre as suas opções, se repensa e equaciona a cada momento. É neste contexto que se definem a missão e a visão do agrupamento, dois conceitos amplamente discutidos e negociados e que norteiam o trabalho educativo.
O Agrupamento pretende dar importantes contributos para a formação de cidadãos hábeis, ativos, criativos, participativos e pensantes, sendo que neste caso, a nossa missão estaria amplamente cumprida. É neste sentido que caminhamos, com alguma utopia, porém carregados de esperança.
Para trilhar tão árduo caminho, traçámos o presente plano de trabalho em torno de quatro eixos educativos que consideramos fundamentais: “Liderança e visão estratégica”, “Sucesso educativo e organização educativa”, “Qualidade do serviço prestado” e “Integração no meio e igualdade de oportunidades”.
Eixos do Projeto Educativo
O Agrupamento pretende dar importantes contributos para a formação de cidadãos hábeis, ativos, criativos, participativos e pensantes, sendo que neste caso, a nossa missão estaria amplamente cumprida. É neste sentido que caminhamos, com alguma utopia, porém carregados de esperança.
Para trilhar tão árduo caminho, traçámos o presente plano de trabalho em torno de quatro eixos educativos que consideramos fundamentais: “Liderança e visão estratégica”, “Sucesso educativo e organização educativa”, “Qualidade do serviço prestado” e “Integração no meio e igualdade de oportunidades”.
Quanto ao primeiro eixo, a “Liderança e Visão Estratégica”, os objetivos e metas centram-se, acima de tudo, na forma como as lideranças de topo e intermédias definem as opções de gestão, tendo por base a diagnose levada a cabo pela equipa do Observatório de Qualidade do Agrupamento e as diferentes orientações da tutela.
No que concerne ao segundo eixo, a “Sucesso Educativo e Organização Pedagógica”, as estratégias e os objetivos centram-se, acima de tudo, na melhoria do desempenho escolar dos alunos. Neste eixo concentram-se as diferentes opções em termos medidas de promoção do sucesso escolar, de metodologias ativas, de inovação pedagógica e oferta formativa. Neste campo, é de fulcral importância criar condições para um desenvolvimento harmonioso de competências nos alunos, para que fiquem dotados de ferramentas adequadas de modo a que se tornem “homens criadores”, colocando o conhecimento ao serviço da ação e o aluno no centro da sua aprendizagem. Neste âmbito é urgente criar condições para a inovação pedagógica, para a mudança de paradigma educativo, deixando o professor de desempenhar o papel primordial no transmitir de conhecimentos, constituindo-se, ao invés, como um ator privilegiado de orientação de aprendizagens, deixando ao aluno o papel principal na sua própria construção do conhecimento.
No âmbito do contexto socioeconómico em que nos encontramos, é muito importante, que quando os alunos forem confrontados com o mundo do trabalho, demonstrem não só o que sabem, mas também o que sabem fazer. Assim sendo, as opções de atividades a integrar no Plano Anual de Atividades, como as diferentes ofertas extracurriculares e/ou de complemento curricular, deverão proporcionar ambientes formais de aprendizagem, sempre que possível devidamente articulados com o currículo nacional, mas que coloquem, em graus tendencialmente crescentes, os alunos atores privilegiados da construção do conhecimento.
Neste eixo, assume papel central todo o trabalho desenvolvido em torno da melhoria das aprendizagens dos alunos, do qual se destacam as estratégicas pedagógicas relacionadas com a promoção e desenvolvimento do trabalho colaborativo, com a inovação na prática pedagógica, com a articulação curricular e com a monitorização da prática letiva.
No que respeita ao terceiro eixo, “Qualidade do serviço prestado”, definem-se linhas de ação para os diferentes serviços do agrupamento, numa lógica própria de serviço público de qualidade e proximidade, atendendo à realidade social envolvente, porém atento às necessidades de alunos e famílias e às preocupações com o desenvolvimento integral dos alunos.
Finalmente, em relação ao quarto eixo, “Integração no meio e igualdade de oportunidades”, partindo-se do pressuposto fundamental de que a escola é de todos e para todos, o agrupamento tem cultivado a tradição de escola inclusiva, pretendendo-se o alargar desta premissa, de forma que se cultive o respeito por todos e a valorização da diferença. Neste eixo incluem-se aspetos como a equidade de oportunidades e a integração efetiva das diferentes vocações/motivações das crianças/jovens, sendo fundamental que a escola apresente diversidade formativa.
Fica, desta feita, traçado a largas pinceladas e de forma bastante ambiciosa, o que se pretende para o trabalho educativo do Agrupamento. Estes propósitos não se concretizam sem o envolvimento consciente e empenhado de toda a comunidade educativa e dos demais parceiros. Assim, “Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe”, resume a pretensão educativa do agrupamento e constitui-se como lema do atual projeto educativo.
Objetivos Estratégicos
Para aferir o grau de consecução destas metas foram definidos indicadores de medida/evidência a fim de quantificar e avaliar o sucesso deste projeto no sentido de repensar e adequar periodicamente as estratégias utilizadas.
- Definir a missão e visão do agrupamento, proceder à sua regular atualização e fazê-las incluir nos documentos reguladores.
- Construir um referencial de princípios orientadores da organização (P. O. Da Ação Educativa e P. O. da prática pedagógica) e fazê-los incluir no PEA.
- Gerir os recursos humanos do agrupamento de forma a maximizar as suas competências e a melhorar os serviços.
- Utilizar critérios de eficácia e eficiência na gestão dos recursos materiais e financeiros.
- Desenvolver um sistema de gestão de segurança no agrupamento.
- Otimizar o desempenho das funções de coordenação das lideranças intermédias.
- Melhorar os resultados escolares e otimizar a ação educativa.
- Combater a indisciplina e o absentismo.
- Educar para a cidadania.
- Promover aspetos transversais relacionados com a consciência ecológica.
- Promover o valor, a excelência e o mérito.
- Promover as Bibliotecas Escolares como meios de excelência para o desenvolvimento do currículo e das aprendizagens.
- Desenvolver processos concertados de articulação curricular.
- Incentivar a inovação pedagógica.
- Desenvolver o processo de inclusão, integração e acompanhamento dos alunos com NE.
- Otimizar o sistema de gestão da informação.
- Rentabilizar o sistema de gestão da qualidade do agrupamento.
- Diversificar a Oferta Formativa do agrupamento.
- Promover a integração escolar do Agrupamento, quer no contexto local que no contexto europeu.
- Melhorar a qualidade da participação e integração dos Encarregados de Educação na vida escolar do agrupamento.