Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"O que não nos desafia, não nos transforma!"

Projeto Educativo

 

O que não nos desafia, não nos transforma (2022-2025)


download Projeto Educativo 2022-2025 – versão final

download Projeto Educativo 2022-2025 (versão para discussão pública)

download Apresentação do PEA 2022-2025

download Plano de Ocupação de Tempos Livres Escolares

download Plano de Recuperação das Aprendizagens

download Critérios para a Constituição de Turmas

download Critérios para a Distribuição de Serviço e Elaboração de Horários


O atual projeto educativo foi construído no seguimento do percurso traçado nos últimos anos, alicerçado em práticas de inovação pedagógica e processos de melhoria organizacional, desafiando todos os intervenientes à transformação individual e coletiva. Assim, o lema “O que não nos desafia, não nos transforma!” assume a importância da metamorfose da organização, como consequência da transformação individual.

“O milho de pipoca que não passa pelo fogo, continua a ser milho de pipoca.

Assim acontece com a gente.

As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.”

(Rubem Alves)

Para trilhar o caminho agora proposto, desenhou-se um plano de trabalho em torno de três eixos educativos que considerados fundamentais:

  1. Cultura e Liderança;
  2. Valorização, Qualidade e Organização Pedagógica;
  3. Cooperação da Comunidade.

Quanto ao primeiro eixo, “Cultura e Liderança, os objetivos e metas centram-se, acima de tudo, na forma como as lideranças de topo e intermédias definem as opções de gestão, tendo por base a diagnose levada a cabo pela equipa do Observatório de Qualidade do Agrupamento e as diferentes orientações da tutela.

No que concerne ao segundo eixo, “Valorização, Qualidade e Organização Pedagógica, as estratégias e os objetivos centram-se essencialmente na melhoria do desempenho escolar dos alunos. Neste eixo, concentram-se as diferentes opções em termos de medidas de promoção do sucesso escolar, da assunção de metodologias ativas, da promoção de inovação pedagógica e da diversificação e ajuste da oferta formativa. Neste campo, é de fulcral importância criar condições para um desenvolvimento harmonioso, em cada aluno, das diferentes áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), dotando-os de ferramentas necessárias para que se tornem cidadãos empreendedores, criativos, críticos e autónomos, colocando o conhecimento ao serviço da ação e assumindo o aluno como centro da sua própria aprendizagem.

Neste âmbito, urge criar condições para a inovação pedagógica, para a mudança de paradigma educativo, deixando o professor de desempenhar, apenas, o papel primordial na transmissão de conhecimentos, constituindo-se, ao invés, como um ator privilegiado de orientação das aprendizagens, dando ao aluno o papel principal na construção do seu conhecimento.

Assim sendo, a ação pedagógica no AEFCPS centra-se no desenvolvimento de três grandes pilares:

  • Autonomia;
  • Responsabilidade;
  • Cooperação.

No âmbito do contexto socioeconómico atual, é determinante que, quando os alunos forem confrontados com o mundo do trabalho, demonstrem não só o que sabem, mas também o que sabem fazer. Assim sendo, as opções de atividades a integrar no Plano Anual de Atividades, como as diferentes ofertas extracurriculares e/ou de complemento curricular, deverão proporcionar ambientes informais de aprendizagem, sempre que possível devidamente articulados com o currículo nacional, mas que coloquem, em graus tendencialmente crescentes, os alunos como atores privilegiados na construção do conhecimento.

Neste eixo, assume papel central todo o trabalho desenvolvido em torno da melhoria da qualidade das aprendizagens, do qual se destacam as estratégicas pedagógicas relacionadas com a promoção e desenvolvimento do trabalho colaborativo, com a inovação na prática pedagógica, com a articulação curricular e com a monitorização da prática letiva. Este eixo foi desenhado tendo em consideração as opções de gestão do agrupamento vertidas no PERA.

No que respeita ao terceiro eixo, “Cooperação da Comunidade, definem-se linhas de ação para os diferentes serviços do agrupamento, numa lógica própria de serviço público de qualidade e proximidade, atendendo à realidade social envolvente e às necessidades de alunos e famílias e ao desenvolvimento integral dos alunos. Partindo do pressuposto fundamental de que a escola é de todos e para todos, o agrupamento tem cultivado a tradição de escola inclusiva, pretendendo alargar esta premissa, de forma que se cultive o respeito por todos e a valorização da diferença. Neste eixo incluem-se, ainda, aspetos como a equidade de oportunidades e a integração efetiva das diferentes vocações/motivações das crianças/jovens, sendo fundamental a diversidade formativa.

Estes propósitos não se concretizam sem o envolvimento consciente e empenhado de toda a comunidade educativa e dos demais parceiros, estimulando uma sensação de inconformidade perante os obstáculos, na busca deste objetivo, proporcionando condições para desenvolver as competências para a construção de indivíduos que tenham alcançado os requisitos constantes no PASEO.

Assim, o lema “O que não nos desafia, não nos transforma!”, resume objetivamente os propósitos do presente projeto educativo.

Organização do Documento

Entendimento sobre a noção de meta

Pontos de partida


Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe (2017-2022)

PEA.jpg


download   Relatório de Execução do PEA 2021/2022

download Relatório de Execução do PEA 2020/2021

download   Relatório de execução do PEA 2018/2019

download  Relatório de execução do Projeto Educativo 2017/2018

download  Relatório de execução do Projeto Educativo 2016/2017

download  Relatório de execução do Projeto Educativo 2015/2016

download  Relatório de execução do Projeto Educativo 2014/2015


 O que é o Projeto Educativo?

Projeto Educativo é o primeiro grande instrumento de planeamento da ação educativa da escola, devendo por isso, servir permanentemente de ponto de referência e orientação na atuação de todos os elementos da Comunidade Educativa em que a escola se insere, em prol da formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis, solidários e democraticamente comprometidos na construção de um destino comum e de uma sociedade melhor.
Com o presente projeto, pretendemos fazer um diagnóstico dos constrangimentos e potencialidades da nossa escola e definir estratégias para colmatar e desenvolver o pretendido, as quais traçam as nossas linhas de atuação e servem de referência e garantia da coerência e eficiência do nosso plano de ação.

Projeto Educativo atualizado em setembro 2021


“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”

(Clarice Lispector)

O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva pretende implementar, na sua prática diária, lógicas de escola aprendente que reflete sobre as suas opções, se repensa e equaciona a cada momento. É neste contexto que se definem a missão e a visão do agrupamento, dois conceitos amplamente discutidos e negociados e que norteiam o trabalho educativo.

O Agrupamento pretende dar importantes contributos para a formação de cidadãos hábeis, ativos, criativos, participativos e pensantes, sendo que neste caso, a nossa missão estaria amplamente cumprida. É neste sentido que caminhamos, com alguma utopia, porém carregados de esperança.

Para trilhar tão árduo caminho, traçámos o presente plano de trabalho em torno de quatro eixos educativos que consideramos fundamentais: “Liderança e visão estratégica”, “Sucesso educativo e organização educativa”, “Qualidade do serviço prestado” e “Integração no meio e igualdade de oportunidades”.


Eixos do Projeto Educativo

O Agrupamento pretende dar importantes contributos para a formação de cidadãos hábeis, ativos, criativos, participativos e pensantes, sendo que neste caso, a nossa missão estaria amplamente cumprida. É neste sentido que caminhamos, com alguma utopia, porém carregados de esperança.

Para trilhar tão árduo caminho, traçámos o presente plano de trabalho em torno de quatro eixos educativos que consideramos fundamentais: “Liderança e visão estratégica”, “Sucesso educativo e organização educativa”, “Qualidade do serviço prestado” e “Integração no meio e igualdade de oportunidades”.

Quanto ao primeiro eixo, a “Liderança e Visão Estratégica”, os objetivos e metas centram-se, acima de tudo, na forma como as lideranças de topo e intermédias definem as opções de gestão, tendo por base a diagnose levada a cabo pela equipa do Observatório de Qualidade do Agrupamento e as diferentes orientações da tutela.

No que concerne ao segundo eixo, a “Sucesso Educativo e Organização Pedagógica”, as estratégias e os objetivos centram-se, acima de tudo, na melhoria do desempenho escolar dos alunos. Neste eixo concentram-se as diferentes opções em termos medidas de promoção do sucesso escolar, de metodologias ativas, de inovação pedagógica e oferta formativa. Neste campo, é de fulcral importância criar condições para um desenvolvimento harmonioso de competências nos alunos, para que fiquem dotados de ferramentas adequadas de modo a que se tornem “homens criadores”, colocando o conhecimento ao serviço da ação e o aluno no centro da sua aprendizagem. Neste âmbito é urgente criar condições para a inovação pedagógica, para a mudança de paradigma educativo, deixando o professor de desempenhar o papel primordial no transmitir de conhecimentos, constituindo-se, ao invés, como um ator privilegiado de orientação de aprendizagens, deixando ao aluno o papel principal na sua própria construção do conhecimento.

No âmbito do contexto socioeconómico em que nos encontramos, é muito importante, que quando os alunos forem confrontados com o mundo do trabalho, demonstrem não só o que sabem, mas também o que sabem fazer. Assim sendo, as opções de atividades a integrar no Plano Anual de Atividades, como as diferentes ofertas extracurriculares e/ou de complemento curricular, deverão proporcionar ambientes formais de aprendizagem, sempre que possível devidamente articulados com o currículo nacional, mas que coloquem, em graus tendencialmente crescentes, os alunos atores privilegiados da construção do conhecimento.

Neste eixo, assume papel central todo o trabalho desenvolvido em torno da melhoria das aprendizagens dos alunos, do qual se destacam as estratégicas pedagógicas relacionadas com a promoção e desenvolvimento do trabalho colaborativo, com a inovação na prática pedagógica, com a articulação curricular e com a monitorização da prática letiva.

No que respeita ao terceiro eixo, “Qualidade do serviço prestado”, definem-se linhas de ação para os diferentes serviços do agrupamento, numa lógica própria de serviço público de qualidade e proximidade, atendendo à realidade social envolvente, porém atento às necessidades de alunos e famílias e às preocupações com o desenvolvimento integral dos alunos.

Finalmente, em relação ao quarto eixo, “Integração no meio e igualdade de oportunidades”, partindo-se do pressuposto fundamental de que a escola é de todos e para todos, o agrupamento tem cultivado a tradição de escola inclusiva, pretendendo-se o alargar desta premissa, de forma que se cultive o respeito por todos e a valorização da diferença. Neste eixo incluem-se aspetos como a equidade de oportunidades e a integração efetiva das diferentes vocações/motivações das crianças/jovens, sendo fundamental que a escola apresente diversidade formativa.

Fica, desta feita, traçado a largas pinceladas e de forma bastante ambiciosa, o que se pretende para o trabalho educativo do Agrupamento. Estes propósitos não se concretizam sem o envolvimento consciente e empenhado de toda a comunidade educativa e dos demais parceiros. Assim, “Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe”, resume a pretensão educativa do agrupamento e constitui-se como lema do atual projeto educativo.

Objetivos Estratégicos

Para aferir o grau de consecução destas metas foram definidos indicadores de medida/evidência a fim de quantificar e avaliar o sucesso deste projeto no sentido de repensar e adequar periodicamente as estratégias utilizadas.

  1. Definir a missão e visão do agrupamento, proceder à sua regular atualização e fazê-las incluir nos documentos reguladores.
  2. Construir um referencial de princípios orientadores da organização (P. O. Da Ação Educativa e P. O. da prática pedagógica) e fazê-los incluir no PEA.
  3. Gerir os recursos humanos do agrupamento de forma a maximizar as suas competências e a melhorar os serviços.
  4. Utilizar critérios de eficácia e eficiência na gestão dos recursos materiais e financeiros.
  5. Desenvolver um sistema de gestão de segurança no agrupamento.
  6. Otimizar o desempenho das funções de coordenação das lideranças intermédias.
  7. Melhorar os resultados escolares e otimizar a ação educativa.
  8. Combater a indisciplina e o absentismo.
  9. Educar para a cidadania.
  10. Promover aspetos transversais relacionados com a consciência ecológica.
  11. Promover o valor, a excelência e o mérito.
  12. Promover as Bibliotecas Escolares  como meios de excelência para o desenvolvimento do currículo e das aprendizagens.
  13. Desenvolver processos concertados de articulação curricular.
  14. Incentivar a inovação pedagógica.
  15. Desenvolver o processo de inclusão, integração e acompanhamento dos alunos com NE.
  16. Otimizar o sistema de gestão da informação.
  17. Rentabilizar o sistema de gestão da qualidade do agrupamento.
  18. Diversificar a Oferta Formativa do agrupamento.
  19. Promover a integração escolar do Agrupamento, quer no contexto local que no contexto europeu.
  20. Melhorar a qualidade da participação e integração dos Encarregados de Educação na vida escolar do agrupamento.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar