Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe…"

Música

Clube de Música

Imagem1


Horário de Funcionamento: 4.ª f – 14:30 – 16:00

Responsável: Mário Figueiredo

Mario

Local: S34


 

O Clube de Música nasce da necessidade de se desenvolver com os alunos atividades diferenciadas que não podem ser devidamente exploradas individualmente e aprofundadas no contexto sala de aula, motivando os alunos e contribuindo para o seu sucesso educativo.

A música é um elemento essencial na educação e no processo de desenvolvimento da personalidade da criança e do jovem.

Hoje, no seio de uma sociedade cada vez mais competitiva, faz sentido promover e cultivar a educação estética e a educação pela arte.

Como tal o clube de música é um espaço onde os alunos têm oportunidade de experimentar a música tanto na vertente vocal como na vertente instrumental (Sopros, Cordas e Percussão). Aqui proporciona-se a oportunidade de aprender a tocar alguns instrumentos como trompete, clarinete, saxofone, trombone, guitarra, baixo, bateria ou até mesmo desenvolver as aptidões vocais, dando continuidade às aprendizagens que os alunos fazem extraescola.

Ensinar música significa transmitir a linguagem musical de forma viva, ou seja, fruindo a música. As crianças devem aprender música, fazendo música. Esta é a grande orientação dos pedagogos modernos, no âmbito da Educação Musical.

Este projeto tem desenvolvido parcerias com os diversos clubes e departamentos da escola para o desenvolvimento da articulação curricular, bem como apresentações musicais sempre que solicitado. (Romanos, Semana Cultural, Festas das Sopas, Receção de individualidades, Espetáculo Multimédia e Festa Final da Ano)

A experiência obtida no último ano com o trabalho desenvolvido foi bastante profícua, do agrado dos alunos, para além de ser um fator de enriquecimento e valorização da comunidade educativa, pelo que se pretende dar continuidade ao propósito da sua criação.

O clube intenta: vivenciar as diferentes épocas festivas; criar um espaço e um ambiente favoráveis à socialização e respeito mútuo, condições essenciais para o desenvolvimento da autoestima, autodomínio, confiança, concentração e cooperação; incrementar ações de animação cultural, lúdica e educacional promovendo boas práticas artísticas; envolver os alunos em atividades de conjunto, promovendo hábitos e atitudes adequadas ao meio escolar; diminuição do insucesso e abandono escolar; desenvolver a musicalidade o controlo técnico-artístico, a coordenação motora através de desempenhos na área da dança (marcha), do canto e dos instrumentos musicais; desenvolver a atenção, a memória auditiva e as capacidades expressivas, comunicativas e interpretativas dos alunos; compreender e aplicar os conceitos trabalhados nas aulas de Educação Musical e criação de uma rede de trabalho colaborativo entre docentes, levando assim a uma melhoria da prática educativa.


Projetos – Produtos finais

 

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: