Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"O que não nos desafia, não nos transforma!"

Patrono

Fernando Casimiro Pereira da Silva nasceu em Rio Maior em 24 de Agosto de 1910. Foi aluno da Escola Comercial Municipal desde a sua fundação, em 1924, e do Liceu Sá da Bandeira – Santarém, onde concluiu o 7º ano. Mais tarde frequentou a escola do Magistério Primário de Lisboa, onde obteve o Diploma do Curso do Magistério Primário.

FCPS

Em 1928, foi admitido como professor na Escola Comercial de Rio Maior. Após a morte do seu fundador, Dr. Augusto César da Silva Ferreira, assumiu a direção da escola. Demonstrou eficácia e dinamismo na gestão escolar, contribuindo para a sua oficialização, em 1969. No âmbito da direção da escola, fundou a Biblioteca Escolar que, mais tarde, passou a Biblioteca Municipal Laureano Santos.

Integrou a Comissão Dinamizadora para a criação do Ciclo Preparatório. Após várias diligências, no ano letivo 1968/69, foi criada a Escola Preparatória Latino Coelho.

Na área do jornalismo, foi fundador dos periódicos “Jornal de Rio Maior” e “Concelho de Rio Maior”. Colaborou assiduamente na imprensa local e regional, com muitos artigos versando temas da atualidade e publicou muitos trabalhos de pesquisa sobre a história do concelho.

No dia 7 de Novembro de 2015, a Praça do Comércio recebeu o busto de homenagem a Fernando Casimiro Pereira da Silva.
Esta iniciativa integrada na comemoração dos 179 aos da elevação de Rio Maior, teve origem num grupo de cidadãos que com ele privaram e contou com a disponibilidade e colaboração da Câmara Municipal e dos seus dois filhos.

A obra intitulada “Um Homem Solidário” é de autoria do escultor Rogério Azevedo e foi descerrada pela presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, e pelas netas de Fernando Casimiro, Joana e Eduarda.
O descerramento do busto foi precedido por uma cerimónia de evocação da sua obra e vida que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho.

%d bloggers gostam disto: