Fernando Casimiro Pereira da Silva nasceu em Rio Maior em 24 de Agosto de 1910. Foi aluno da Escola Comercial Municipal desde a sua fundação, em 1924, e do Liceu Sá da Bandeira – Santarém, onde concluiu o 7º ano. Mais tarde frequentou a escola do Magistério Primário de Lisboa, onde obteve o Diploma do Curso do Magistério Primário.
Em 1928, foi admitido como professor na Escola Comercial de Rio Maior. Após a morte do seu fundador, Dr. Augusto César da Silva Ferreira, assumiu a direção da escola. Demonstrou eficácia e dinamismo na gestão escolar, contribuindo para a sua oficialização, em 1969. No âmbito da direção da escola, fundou a Biblioteca Escolar que, mais tarde, passou a Biblioteca Municipal Laureano Santos.
Integrou a Comissão Dinamizadora para a criação do Ciclo Preparatório. Após várias diligências, no ano letivo 1968/69, foi criada a Escola Preparatória Latino Coelho.
Na área do jornalismo, foi fundador dos periódicos “Jornal de Rio Maior” e “Concelho de Rio Maior”. Colaborou assiduamente na imprensa local e regional, com muitos artigos versando temas da atualidade e publicou muitos trabalhos de pesquisa sobre a história do concelho.
No dia 7 de Novembro de 2015, a Praça do Comércio recebeu o busto de homenagem a Fernando Casimiro Pereira da Silva.
Esta iniciativa integrada na comemoração dos 179 aos da elevação de Rio Maior, teve origem num grupo de cidadãos que com ele privaram e contou com a disponibilidade e colaboração da Câmara Municipal e dos seus dois filhos.
A obra intitulada “Um Homem Solidário” é de autoria do escultor Rogério Azevedo e foi descerrada pela presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, e pelas netas de Fernando Casimiro, Joana e Eduarda.
O descerramento do busto foi precedido por uma cerimónia de evocação da sua obra e vida que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho.