No dia 10 de julho de 2018 foi feito o primeiro balanço do PPIP.
Na reunião, o diretor do AEFCPS apresentou algumas das conclusões retiradas do trabalho de reflexão interna, do relatório da perita externa Dr.ª Ariana Cosme e das participações do AEFCPS na divulgação de práticas.
Balanço Geral
Relatório da Perita Externa (Dr.ª Ariana Cosme)
Relatório de Avaliação Externa (Dr.ª Ariana Cosme, FPCEUP)
O corpo docente revela que se sente motivado para com o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica porque:
- Isso os faz sentir orgulhosos;
- Consideram importante esforçarem-se neste trabalho e esse comprometimento está alinhado com os seus valores pessoais;
- Tem significado para eles, diverte-os, estimula-os e consideram interessante.
O corpo docente está comprometido com o Agrupamento porque:
- Tem um significado pessoal ao qual sentem pertencer;
- Têm vontade de continuar no Agrupamento;
- Sentem-se envolvidos no Projeto;
- Existe um sentimento de Lealdade.
Pais e EE: O notam de diferente este ano?
- Desenho curricular;
- Junção de disciplinas;
- Semestres e avaliações;
- Alunos mais autónomos e participativos;
- Métodos de ensino;
- Preocupação com o bem-estar dos alunos;
- Maior feedback aos encarregados de educação;
- Menos stress para os alunos.
Alunos: O que é que ser aluno nesta Escola representa?
- Ser bem sucedido;
- Ter autonomia, responsabilidade e cooperação;
- Sentir-me incluído;
- Estar motivado para aprender;
- Ser um aluno normal;
- Ter respeito pelo outro e sentir-se respeitado;
- Exigência;
- Inovação e diversão.