Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"O que não nos desafia, não nos transforma!"

Clube de Ciência Viva – Ciência na Maior

Nos últimos tempos, as mudanças a que temos assistido são constantes e muito rápidas, provocando um grande impacto nas pessoas e no seu modo de vida, originando assim a alteração de comportamentos e relacionamentos. De modo a responder a tais transformações, é fundamental que os alunos adquiram novas competências que lhes permitam agir de forma crítica, humanista, baseada no exercício da cidadania, e que os possibilite um elevado grau de compreensão relativamente ao mundo que os rodeia, de forma a participarem ativamente na sociedade. É neste sentido que surge o Clube Ciência Viva, cuja principal finalidade consiste em promover a literacia científica dos alunos, com o desenvolvimento de atividades práticas, dinâmicas e apelativas, para assim os motivar para a aprendizagem, assim como para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, bem como de outras competências que visem o sucesso na vida futura.

As atividades desenvolvidas terão uma abordagem científica, com valorização da interdisciplinaridade, do trabalho investigativo e de projeto. Nas sessões semanais serão realizados trabalhos práticos e experimentais nas diversas áreas disciplinares, tanto em sala de aula como no exterior, com a respetiva articulação dos conteúdos das diversas disciplinas. São igualmente contempladas a realização de visitas de estudo ou saídas de campo, bem como a realização de laboratórios abertos e ações comemorativas de datas. Para além disso pretende-se que os alunos contactem mais de perto com cientistas de várias áreas através de parcerias estabelecidas com a Universidade de Coimbra e o Exploratório- Centro de Ciência Viva de Coimbra. Pretende-se ainda integrar no Clube CV as atividades do Eco-Escolas. Este é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, enquadrando-se no plano de ação que se pretende desenvolver neste Clube.

O entendimento do currículo, numa noção mais globalizante, em que a transversalidade e a integração curricular são determinantes e instrumentais para o desenvolvimento de competências foi premissa para a definição dos objetivos do Clube de Ciência e determinante para o delinear do seu plano de ação.

O plano de inovação do agrupamento pressupõe um conjunto alargado de iniciativas de integração curricular, que migraram na experiência do agrupamento no PPIP, e que têm o seu expoente máximo no espaço matricial destinado a trabalho de projeto, Oficina do Conhecimento.

O planeamento de Oficina do Conhecimento assenta no desenho de Cenários Integradores de Aprendizagem, CIA, que cruzam os domínios da cidadania com as aprendizagens essenciais de cada disciplina e promovem o conhecimento científico com pedra basilar de todo o trabalho de projeto, neste caso tendo por base a metodologia Creative Problem Solving. Assim sendo, o Clube de Ciência será mais um motor de promoção da aprendizagem e um elemento determinante para a maioria dos cenários.

O Clube de Ciência funcionará em horário extracurricular, sempre que possível em articulação com as diferentes áreas do saber, projetando a sua ação em três grandes eixos:

  • Eixo 1 – Ciências da Terra e da Vida;
  • Eixo 2 – Ciência dos Materiais;
  • Eixo 3 – Ciências e Tecnologias.
%d bloggers like this: