Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"O que não nos desafia, não nos transforma!"

Critérios de Avaliação

2022/2023

2021/2022

2019/2020

Nota:

Nas tabelas abaixo apresentam-se os domínios de avaliação de cada uma das disciplinas. Os descritores de desempenho, técnicas e instrumentos de avaliação constam dos critérios específicos de cada disciplina e não estão disponíveis nesta área.

1.º ciclo 

Português

Cognitivo

Oralidade 15%
Leitura 15%
Escrita 15%
Gramática 15%
Educação Literária 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Matemática

Cognitivo

Conhecimento e Domínio dos Conceitos 15%
Raciocínio 10%
Cálculo 15%
Comunicação Matemática 15%
Resolução de problemas 15%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Estudo do Meio

Cognitivo

Conhecimento e Domínio dos Conceitos 30%
Pesquisa 15%
Comunicação 15%
Ensino Experimental 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Artística e Físico-Motora

Cognitivo

Domínio das Técnicas 10%
Planeamento e Execução 10%
Domínio do Corpo e da Voz 10%
Expressividade/Criatividade 10%
Deslocamentos e Equilíbrios 10%
Perícia e Manipulação 10%
Jogos 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Oficina do Conhecimento

                Cognitivo

Planeamento 10%
Execução 20%
Divulgação e Avaliação 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 20%
Autonomia 20%
Cooperação 20%

2.º ciclo

Português

Cognitivo

Oralidade 15%
Leitura e educação literária 25%
Escrita 15%
Gramática 15%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Língua Estrangeira I – Inglês

Cognitivo

Compreensão oral 15%
Compreensão escrita 20%
Interação e produção oral / Leitura 15%
Interação e produção escrita 10%
Léxico e gramática 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

História e Geografia de Portugal

Cognitivo

Compreensão Histórica 70%
Interpretação de fontes
Comunicação em História

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Matemática e Ciências Naturais

Cognitivo

Conceitos e procedimentos 50%
Raciocínio e Comunicação 10%
Resolução de problemas 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Física (alunos que realizam aulas práticas)

Cognitivo

Conhecimentos Teóricos 10%
Ações Físicas 30%
Ações Técnico-Táticas 30%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Física (alunos que NÃO realizam aulas práticas)

Cognitivo

Conhecimentos Teóricos 70%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Moral e Religiosa Católica

Cognitivo

Religião e Experiência Religiosa 10%
Cultura Cristã e Visão Cristã da Vida 10%
Ética e Moral 20%

Socioafetivo

Responsabilidade 20%
Autonomia 20%
Cooperação 20%

Oficina do Conhecimento

                Cognitivo

Planeamento 10%
Execução 20%
Divulgação e Avaliação 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 20%
Autonomia 20%
Cooperação 20%

Expressões Artísticas

Cognitivo

Técnica 25%
Representação 25%
Discurso 10%
Projeto 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Musical

Cognitivo

Compreensão de formas musicais, instrumentos e da escrita musical 20%
Aplicar conhecimentos musicais 20%
Capacidade de interpretar excertos musicais na flauta de bisel, vocalmente e/ou instrumentos Orff 20%
Domínio de produção de sons e ritmos a nível instrumental 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

3.º ciclo

Português

Cognitivo

Oralidade 15%
Leitura e educação literária 25%
Escrita 15%
Gramática 15%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Língua Estrangeira I  e II – Inglês, Francês e Espanhol

Cognitivo

Compreensão oral 15%
Compreensão escrita 20%
Interação e produção oral / Leitura 15%
Interação e produção escrita 10%
Léxico e gramática 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

História

Cognitivo

Compreensão Histórica 70%
Interpretação de fontes
Comunicação em História

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Geografia

Cognitivo

Compreensão e expressão da linguagem de cariz geográfico 70%
Compreensão das inter-relações de fenómenos geográficos
Diferentes níveis de análise e relações de interdependência e complementaridade espacial
Tratamento gráfico e cartográfico da informação geográfica

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Matemática

Cognitivo

Conceitos e procedimentos 50%
Raciocínio e Comunicação 10%
Resolução de problemas 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Ciências Experimentais

Cognitivo

Conhecimentos e procedimentos 60%
Raciocínio e Comunicação 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Física (alunos que realizam aulas práticas)

Cognitivo

Conhecimentos Teóricos 10%
Ações Físicas 30%
Ações Técnico-Táticas 30%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Física (alunos que NÃO realizam aulas práticas)

Cognitivo

Conhecimentos Teóricos 70%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Educação Moral e Religiosa Católica

Cognitivo

Religião e Experiência Religiosa 10%
Cultura Cristã e Visão Cristã da Vida 10%
Ética e Moral 20%

Socioafetivo

Responsabilidade 20%
Autonomia 20%
Cooperação 20%

Oficina do Conhecimento

                Cognitivo

Planeamento 10%
Execução 20%
Divulgação e Avaliação 10%

Socioafetivo

Responsabilidade 20%
Autonomia 20%
Cooperação 20%

Educação Visual

Cognitivo

Técnica 20%
Representação 20%
Discurso 10%
Projeto 20%

Socioafetivo

Responsabilidade 10%
Autonomia 10%
Cooperação 10%

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar