Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe…"

Ateliês das AEC

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

foto18

São consideradas AEC no 1.º ciclo do ensino básico,  as atividades  de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação.

No AEFCPS, a CMRM é promotora das AEC dos 1.º e 2.º anos e o AEFCPS é promotor das AEC do 3.º e 4.º anos.


icon_20606   Horário de funcionamento: 16.30 – 17.30


Oferta Educativa

1.º e 2.º anos (promotora: CMRM)

A oferta foi planificada tendo por base as propostas constantes do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica do qual o Agrupamento faz parte.

Neste sentido, as AEC a dinamizar organizar-se-ão em Ateliês agrupados em três domínios, cuja oferta terá em consideração os interesses dos alunos e o projeto educativo do Agrupamento. A organização dos grupos referentes a cada Ateliê será da responsabilidade das estruturas educativas do agrupamento, com mudança na escolha das atividades no final do 1.º semestre, caso aplicável.

Domínio Designação da AEC Duração semanal por turma (em minutos)
Artístico/criativo Expressão Musical

Expressão plástica/marionetas

Jogos e brincadeiras (jogos de tabuleiro e jogos de rua)

Expressão dramática

60 minutos
Científico Ciências experimentais 120 minutos
Desportivo Atividade físico-desportiva 120 minutos

3.º e 4.º anos (promotora: AEFCPS)

A oferta foi planificada tendo por base as propostas constantes do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica do qual o Agrupamento faz parte.

Neste sentido, as AEC a dinamizar organizar-se-ão em Ateliês agrupados em três domínios, cuja oferta terá em consideração os interesses dos alunos, o projeto educativo do Agrupamento e o perfil dos docentes de carreira do Agrupamento, com disponibilidade horária para o efeito.

No domínio Artístico pretende-se oferecer Ateliês de Artes Plásticas, de Teatro e de Música que trabalharão de forma articulada promovendo as competências de ordem artística essenciais ao normal desenvolvimento dos nossos alunos, tendo por referência o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

No domínio Desportivo, o Agrupamento oferecerá os Ateliês de Andebol (em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior), os Jogos Tradicionais e de Estratégia, que sendo uma oferta mista do domínio Desportivo e Científico poderá articular-se com o domínio Artístico, pretendendo trabalhar aspetos relativos ao conhecimento do corpo e à motricidade fina através dos jogos tradicionais e dos jogos de estratégia, como por exemplo, o xadrez, as damas, o ouri, o semáforo, o hex, entre outros.

Relativamente ao domínio Científico, o Agrupamento irá oferecer Ateliês na área do Ensino Experimental das Ciências, KidScience, na área da ciência na cozinha, Litle Master Chef e na área da Programação e Robótica.

A inscrição dos alunos nas ofertas será feita mediante a opção dos próprios e dos respetivos encarregados de educação, respeitando o número limite de vagas de cada Ateliê.

Domínio Designação da AEC Duração semanal(em minutos)
      Artístico Artes Plásticas

Artes na Horta

Teatro

Musica

60 minutos(*)
Desportivo Andebol

Jogos de Estratégia

Mexe-te

60 minutos(*)
Cientifico KidScience 60 minutos(*)
Litle Master Chef

Veja o vídeo aqui

Programação e Robótica
(*) Os tempos constantes da tabela são tempos de referência por turma. A oferta será repartida de forma equilibrada pelos três domínios, de modo a garantir a dinamização flexível de todos os Ateliês. A oferta deverá ser ajustada aos interesses dos alunos e encarregados de educação, observado o perfil de cada discente e do respetivo grupo/turma.

 

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: