Clube Robotic
“Se ensinarmos hoje da mesma forma como ensinámos ontem, roubamos às nossas crianças o amanhã.”
John Dewey
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O objetivo do nosso projeto é, através da robótica desenvolver nos nossos alunos as competências-chave quadro europeu:
- Comunicação na língua materna;
- Comunicação em línguas estrangeiras;
- Matemática e em ciências e tecnologia;
- Competência digital, aprender a aprender;
- Competências sociais e cívicas;
- Espírito de iniciativa e empreendedorismo, sensibilidade e criatividade.
Atividades com Scratch
Os alunos aprendem fazendo; pesquisam e adquirem novas capacidades, novos conteúdos e desenvolvem a compreensão através das suas próprias ações, orientadas por um professor – em vez de aprender a partir de um conjunto de instruções fornecidas pelo professor. Dessa forma, a aprendizagem dos alunos é concreta, associada a artefatos que eles próprios criam, observam e interagem com, e assim as abstrações que derivam (ou aplicam mais tarde) são significativas e relevantes. Os problemas são open-ended, permitindo várias soluções e abordagens.
Atividades com MakeyMakey
A robótica oferece oportunidades para a aprendizagem de técnicas e processos de resolução de problemas, integrando uma série de domínios e deixando espaço para a criatividade.
Atividades com Drones
O objetivo do nosso projeto é, através da robótica desenvolver nos nossos alunos as competências-chave quadro europeu:
Comunicação na língua materna, comunicação em línguas estrangeiras, matemática e em ciências e tecnologia, competência digital, aprender a aprender, competências sociais e cívicas, espírito de iniciativa e empreendedorismo, sensibilidade e criatividade.
Legobots
Construir um robô significa mais do que ser capaz de programar, o objetivo é construir um robô e programá-lo para fazer algo útil, os alunos têm de resolver um conjunto de problemas e refletir sobre o que estão fazendo. Esta atividade exige pensar em vários níveis de abstração.