Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"O que não nos desafia, não nos transforma!"

Eixos do PEA

O Agrupamento pretende dar importantes contributos para a formação de cidadãos hábeis, ativos, criativos, participativos e pensantes, sendo que neste caso, a nossa missão estaria amplamente cumprida. É neste sentido que caminhamos, com alguma utopia, porém carregados de esperança.

Diapositivo6

Para trilhar tão árduo caminho, traçámos o presente plano de trabalho em torno de quatro eixos educativos que consideramos fundamentais: “Liderança e visão estratégica”, “Sucesso educativo e organização educativa”, “Qualidade do serviço prestado” e “Integração no meio e igualdade de oportunidades”.

Para trilhar este caminho, desenhou-se um plano de trabalho em torno de três eixos educativos que considerados fundamentais:

  1. Cultura e Liderança;
  2. Valorização, Qualidade e Organização Pedagógica;
  3. Cooperação da Comunidade.

Quanto ao primeiro eixo, “Cultura e Liderança, os objetivos e metas centram-se, acima de tudo, na forma como as lideranças de topo e intermédias definem as opções de gestão, tendo por base a diagnose levada a cabo pela equipa do Observatório de Qualidade do Agrupamento e as diferentes orientações da tutela.

diapositivo8

No que concerne ao segundo eixo, “Valorização, Qualidade e Organização Pedagógica, as estratégias e os objetivos centram-se essencialmente na melhoria do desempenho escolar dos alunos. Neste eixo, concentram-se as diferentes opções em termos de medidas de promoção do sucesso escolar, da assunção de metodologias ativas, da promoção de inovação pedagógica e da diversificação e ajuste da oferta formativa. Neste campo, é de fulcral importância criar condições para um desenvolvimento harmonioso, em cada aluno, das diferentes áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), dotando-os de ferramentas necessárias para que se tornem cidadãos empreendedores, criativos, críticos e autónomos, colocando o conhecimento ao serviço da ação e assumindo o aluno como centro da sua própria aprendizagem.

diapositivo7

Neste âmbito, urge criar condições para a inovação pedagógica, para a mudança de paradigma educativo, deixando o professor de desempenhar, apenas, o papel primordial na transmissão de conhecimentos, constituindo-se, ao invés, como um ator privilegiado de orientação das aprendizagens, dando ao aluno o papel principal na construção do seu conhecimento.

Assim sendo, a ação pedagógica no AEFCPS centra-se no desenvolvimento de três grandes pilares:

  • Autonomia;
  • Responsabilidade;
  • Cooperação.

No âmbito do contexto socioeconómico atual, é determinante que, quando os alunos forem confrontados com o mundo do trabalho, demonstrem não só o que sabem, mas também o que sabem fazer. Assim sendo, as opções de atividades a integrar no Plano Anual de Atividades, como as diferentes ofertas extracurriculares e/ou de complemento curricular, deverão proporcionar ambientes informais de aprendizagem, sempre que possível devidamente articulados com o currículo nacional, mas que coloquem, em graus tendencialmente crescentes, os alunos como atores privilegiados na construção do conhecimento.

Neste eixo, assume papel central todo o trabalho desenvolvido em torno da melhoria da qualidade das aprendizagens, do qual se destacam as estratégicas pedagógicas relacionadas com a promoção e desenvolvimento do trabalho colaborativo, com a inovação na prática pedagógica, com a articulação curricular e com a monitorização da prática letiva. Este eixo foi desenhado tendo em consideração as opções de gestão do agrupamento vertidas no PERA.

No que respeita ao terceiro eixo, “Cooperação da Comunidade, definem-se linhas de ação para os diferentes serviços do agrupamento, numa lógica própria de serviço público de qualidade e proximidade, atendendo à realidade social envolvente e às necessidades de alunos e famílias e ao desenvolvimento integral dos alunos. Partindo do pressuposto fundamental de que a escola é de todos e para todos, o agrupamento tem cultivado a tradição de escola inclusiva, pretendendo alargar esta premissa, de forma que se cultive o respeito por todos e a valorização da diferença. Neste eixo incluem-se, ainda, aspetos como a equidade de oportunidades e a integração efetiva das diferentes vocações/motivações das crianças/jovens, sendo fundamental a diversidade formativa.

Estes propósitos não se concretizam sem o envolvimento consciente e empenhado de toda a comunidade educativa e dos demais parceiros, estimulando uma sensação de inconformidade perante os obstáculos, na busca deste objetivo, proporcionando condições para desenvolver as competências para a construção de indivíduos que tenham alcançado os requisitos constantes no PASEO.

Assim, o lema “O que não nos desafia, não nos transforma!”, resume objetivamente os propósitos do presente projeto educativo.

%d bloggers gostam disto: