EsABE :: Ecossistemas de Aprendizagem e Bem-estar
Após a reunião do Projeto Piloto EsABE – Ecossistemas de Aprendizagem e Bem-estar – realizada a 12 de dezembro de 2019, o Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva deu continuidade ao trabalho que tem vindo a realizar, conferindo-lhe agora um maior foco e intencionalidade. Sob este intuito, e como forma de procurar a (re)definição de objetivos e metas, segundo as quais se pretende que o projeto atinja um potencial máximo de implementação e bem-estar, procedeu-se a um momento de partilha e auscultação de todos os educadores e docentes do Agrupamento.
Assim, apresenta-se uma súmula da reflexão realizada, apontando de forma preliminar algumas estratégias e ações que se poderão constituir como fulcrais face à concretização plena dos objetivos e âmbito do projeto.
Recolha Informativa Preliminar
Apresenta-se, sob a forma de “nuvem de ideias” as respostas obtidas às questões:
- Quais as características do “meu professor maravilha”
- Quais as características da “minha aula maravilha”
- Quais as características da “minha escola maravilha”
As “nuvens de ideias” apresentadas foram obtidas em resultado da auscultação/reflexão com colaboradores do pré-escolar e 1º ciclo e, com colaboradores do 2º e 3º ciclos, respetivamente.
Para além das questões e reflexões apresentadas sob a forma de nuvem de ideias, a totalidade dos docentes do Agrupamento foi também auscultada sobre “O que a minha escola tem de melhor?”. Esta questão de resposta escrita e livre traduz-se na seguinte análise de conteúdo:
Pré-escolar e 1º ciclo | |
Escola Positiva
(afetos, emoções, reforço positivo) |
20 |
Includ-ed | 9 |
Aprendizagem ativa | 8 |
Respeito pela individualidade | 7 |
Assembleias | 6 |
Relação professor-aluno e ambiente acolhedor | 6 |
Relaxamento (sala de aula e sala multissensorial) | 3 |
Cooperação entre professores | 3 |
Colaboração entre ciclos | 3 |
Desconstrução de turmas | 2 |
Dinâmica | 2 |
Ambição e Projetos Motivantes | 2 |
Ambientes Inovadores | 1 |
Clubes | 1 |
Relação entre professores | 1 |
2º e 3 ciclos | |
Relações informais
(apoio, companheirismo, escuta) |
15 |
Partilha, Trabalho colaborativo, Diálogo construtivo | 10 |
Inclusiva | 5 |
Dinâmica | 5 |
Ambição e Inovação | 5 |
Escola Positiva | 4 |
Espaço Agradável/ Acolhedor, decoração | 4 |
Time do Prof | 3 |
Empenho e Dedicação | 3 |
Atividades Final de ano e extra letivas | 3 |
Acolhimento | 2 |
Formações práticas (internas) | 2 |
Assembleias | 2 |
Suplemento Alimentar | 1 |
Horários | 1 |
Relaxamento | 1 |
Biblioteca | 1 |
A análise das tabelas anteriores, parece relevar que para os educadores e docentes do 1ºciclo há a valorização de uma prática mais centrada no aluno, com consequente valorização das emoções e afetos, do reforço positivo e atividades em torno do bem-estar e da aprendizagem ativa mediante o respeito pela diferença e promoção da equidade.
Já para os docentes de 2º e 3ºciclo as relações informais de suporte, colaboração e partilha parecem ganhar destaque, seguidas da inclusão, dinâmica e atividades de suporte à prática dinâmica, ambiciosa e inovadora.
Conclusões
A presente análise preliminar parece transparecer o reconhecimento inequívoco da importância das relações interpessoais nos contributos para o ensino-aprendizagem de referência, para a criação de uma escola de referência e para o bem-estar dos agentes de ensino e de aprendizagem. Bem-estar esse que também é influenciado pela relação com o espaço físico, pelas metodologias, filosofias, estratégias, ações e dinâmicas estabelecidas.
Especificando à realidade do Agrupamento, este é reconhecido como dinâmico, acolhedor, com respeito pela diferenciação e práticas inclusivas. No pré-escolar e primeiro ciclo é também identificado enquanto Escola onde a centralidade e importância relacional do processo de ensino e aprendizagem é atribuída ao aluno. Já no 2º e 3º ciclo é assumido como um Agrupamento onde o suporte e apoio (formal e informal) acontece maioritariamente interpares (de docentes). Aqui, contrariamente ao pré-escolar e primeiro ciclo, parece transparecer uma maior centralização nos docentes.
Sugestões de Desenvolvimento
Face à informação apresentada podem apontar-se traços primitivos de um possível caminho a seguir.
Sugere-se que no pré-escolar e primeiro ciclo sejam aprofundados e generalizados alguns princípios, filosofias e estratégias, conferindo um maior aprofundamento e alargamento das práticas desenvolvidas. Assim, e especificamente para estes anos de ensino sugere-se:
- Realização de momentos informais de estabelecimento da relação e partilha informal de práticas.
- Realização de sessões de partilha e de treino de discurso pela positiva, validação e elogio (de acordo com a escola positiva e atenção à emoção/growth mindset)
Mais focado no 2º e 3º ciclos onde o foco dos docentes se encontra no suporte e apoio, na validação e aparente necessidade de reconhecimento, sugere-se que este ponto seja investido com maior intencionalidade e que, com algum desfasamento se procedam a ações e estratégias de aproximação aos alunos. Estas sugestões podem encontrar as suas concretizações da seguinte forma:
- Solicitar aos DTs de 2º e 3º ciclo que, em DTAA procedam ao exercício mentimeter, com indicação clara de que os resultados devem ser refletidos entre os mesmos. – Esta atividade objetiva uma construção clarificada e mais aprofundada das visões dos alunos, a qual se acredita que depois de discutida entre alunos e diretor de turma se poderá constituir numa leitura mais confluente e com repercussões na prática do docente.
- Os CT/Docentes devem analisar as nuvens dos alunos e refletir em torno das questões: “O que já fiz para ser um professor maravilha” (partilha de práticas); “Como posso proceder para me tornar “o professor maravilha”?”; “O que faço para que a minha aula seja maravilha” (partilha de práticas); O que posso fazer para que a minha aula seja “uma aula maravilha”?”; – Esta discussão podem ocorrer em reuniões de ano, etc. Pode ainda acrescentar-se (no caso da reflexão ser conduzida) a questão “se eu já tivesse tudo para que fosse a maravilha, o que faria eu?” e “será que é mesmo necessário ser maravilha para que eu possa fazer essas coisas? Será que não posso fazer algo já?”
– Alerta-se que deverá ser uma reflexão com tempo e num grupo de cerca de 15 pessoas, para que a reflexão possa ser aprofundada e para que se quebre algum mito sobre a importância de não expor as fragilidades. Poderá ser benéfica a colaboração e presença de alguns professores de 1º ciclo e pré-escolar.
Com abrangência a todos os docentes, apontam-se as seguintes sugestões:
- Aprofundar o “Time do Prof”, conferindo-lhe um alargamento da intervenção, de forma a permitir o estabelecimento de reforço de redes de suporte informal entre docentes e atividades de gestão e redução do stress:
- Realizar de 6 em 6 semanas (±), desfasado das pausas pedagógicas, atividades de estabelecimento e reforço das relações e redes de suporte informal para docentes – convidar alguns docentes a serem parte integrante destas dinamizações, como forma de validação e de implicação e apropriação do EsABE;
– Atividades de gestão do stresse, mindfulness e relaxamento (psicóloga do agrupamento)
– Atividades de massagem anti-stress e respirações de Yoga – Dia sorrisos
– Atividades de riso e dramatização – Dia sorrisos
– Atividades de preparação de Canapés/Tapas
– Atividades de pintura/artes – pintura de telas conjunta a afixar na sala de professores (apropriação do espaço)
– Atividades de Terapia do Riso
– Atividade dia surpresa (dia do obrigado, dia do elogio, dia do afeto…)
– Atividade “Conversa informal” complemento de frases inacabadas para conhecimento do outro
… e outras atividades a definir de acordo com sugestões a recolher e com as valências dos docentes
- Dinamizar com regularidade momentos informais de interação livre “Dia de São Receber”– almoço partilhado na cozinha no dia seguinte ao dia de receção do rendimento mensal.
- Permitir aos docentes criação e vivências de atividades distintas do ensino – Clube dos Profs:
- Clube do Cavaquinho
- Clube de dança/Fitness
- Dinamizar atividade de final de semestre e de final de ano
- Criação de espaço motivador na sala de professores – Espaço onde mensalmente se coloca uma frase motivadora/positiva; Espaço para registo “Hoje a minha aula correu bem porque”
- Fomentar relações professores/alunos
- Professor de Referência (ver documentação)
- Jogos tradicionais com equipas de alunos e profs
- Dinamização de atividades de frases incompletas, elogios etc em DTAA
- Correio do elogio ao professor (caixa de correio onde os alunos colocam postal de elogio – com supervisão antes da entrega)
- Criar caixa de sugestões na sala de professores para atividades de aumento de bem-estar.
- Criar caixa de sugestões na sala de professores “o que me disponibilizo a dar/fazer para contribuir para o bem-estar”.
(em construção e reflexão continuada).