Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe…"

Apresentação

Introdução

Com o principal objetivo de alcançar tanto o sucesso académico como a coesão social para todas as crianças e comunidades na Europa, o INCLUD-ED (pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenado pelo CREA – Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona) identificou comunidades envolvidas em projetos de aprendizagem que alcançaram excelentes resultados académicos e de inclusão.

O INCLUD-ED, em 2011, foi o único projeto de investigação das ciências sociais destacado pela Comissão Europeia entre dez estudos de sucesso dos European Commission’s Framework Programmes of Research. Tendo como foco a identificação de Ações Educativas de Sucesso, ou seja, ações que simultaneamente melhoram o sucesso escolar e contribuem para a coesão social, em todos os contextos em que são implementadas, por oposição às boas práticas que, não obstante o seu potencial para alcançar excelentes resultados, estão limitadas a contextos particulares. Note-se que conseguiu identificar ações que, independentemente do contexto, têm sucesso conferindo-lhes a possibilidade de serem transferíveis para quaisquer escolas ou comunidades.

​Tendo em conta que as atuais linhas orientadoras da política educativa nacional apontam para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade, o projeto INCLUD-ED poderá constituir-se como uma mais-valia uma vez que tem, como objetivo último, a construção de Comunidades de Aprendizagem pelo sucesso de todos com todos.

Rede de Escolas

A rede de agrupamentos de escolas envolvidos no projeto-piloto de Comunidades de Aprendizagem, em Portugal, conta já com onze unidades orgânicas.

Agrupamento de Escolas da Boa Água
Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto
Agrupamento de Escolas de Cristelo
Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva
Agrupamento de Escolas João da Rosa
Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente
Agrupamento de Escolas N.º 1 de Serpa
Agrupamento de Escolas Piscinas – Olivais
Agrupamento de Escolas de Resende
Agrupamento de Escolas de Santo António
​Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha

Recursos

Neste espaço de partilha encontram-se recursos sobre o projeto INCLUD-ED que têm vindo a ser utilizados em Portugal, bem como outros produzidos por entidades que, internacionalmente, também integram o projeto.

MÓDULOS DE FORMAÇÃO
Módulo 1 – ​Introdução e bases científicas das comunidades de aprendizagem
Módulo 2 – A aprendizagem dialógica na sociedade da informação
Módulo 3 – Transformação de um centro educativo numa comunidade de aprendizagem
Módulo 4 – O voluntariado
Módulo 5 – Multiculturalidade nas comunidades de aprendizagem
Módulo 6 – Grupos interativos
Módulo 7 – Tertúlias dialógicas
Módulo 8 – Participação educativa da comunidade
Módulo 9 – Formação de familiares e formação dialógica de professores
Módulo 10 – Modelo dialógico de prevenção e resolução de conflitos

ARTIGOS E PUBLICAÇÕES
Turning difficulties into possibilities: engaging Roma families and students in school through dialogic learning – Ramón Flecha & Marta Soler
Successful Educational Actions for Inclusion and Social Cohesion in Europe – Springer – Ramón Flecha

​CADERNOS
Caderno “INCLUD-ED”
Caderno “Comunidades de Aprendizagem”
Caderno “Implementação das Comunidades de Aprendizagem”
Caderno “11 Histórias de Transformação”
Caderno “Tertúlias Dialógicas”
Caderno “Biblioteca Tutorada”
Caderno “Grupos Interativos”
Caderno “Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos”
Caderno “Participação Educativa da Comunidade”
Caderno “Formação de Familiares”
Caderno “Formação de Voluntários”
Caderno “Formação Pedagógica Dialógica”

​FILMES
Comunidades de Aprendizagem
Autores e Teorias que Fundamentam o Projeto
Princípios da Aprendizagem Dialógica
O que são Grupos Interativos?
​Grupos Interativos: Interação e Aprendizagem
O que são Tertúlias Literárias Dialógicas?
Como Organizar uma Tertúlia Dialógica Pedagógica
O que é a Biblioteca Tutorada?
Formas de Participação da Comunidade na Escola
O que são e como organizar Comissões Mistas?
Formas de Resolução de Conflitos
O que é Formação Pedagógica Dialógica?
A Pesquisa INCLUD-ED

 

Fonte: Página da DGE

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: