2022/2023
Calendário Semestral 2022/2023
Nota Informativa – Calendário Escolar 2022/2023
Início da atividade letiva | – Pré- escolar e 1.º Ciclo – 13 de setembro de 2022 – 2.º e 3.º ciclos – 14 de setembro de 2022 |
1.ª Interrupção | 31 de outubro de 2022 a 4 de novembro de 2022 |
2.ª Interrupção | 21 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023 |
Final do 1.º Semestre | 17 de fevereiro de 2023 |
3.ª Interrupção Letiva | 20 a 24 de fevereiro de 2023 |
Início do 2.º Semestre | 27 de fevereiro de 2023 |
4.ª Interrupção Letiva | 5 a 14 de abril de 2023 |
Final da atividade letiva do 9.º ano | 7 de junho de 2023 |
5.ª Interrupção Letiva | 9 de junho de 2023 |
Final da atividade letiva do 5.º ao 8.º anos | 16 de junho de 2023 |
Final da atividade letiva do Pré-escolar e do 1.º ciclo | 30 de junho de 2023 |
2021/2022
2020/2021
2019/2020
Nota Informativa sobre o Calendário Escolar para 2019/2020
O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva foi uma das seis escolas públicas portuguesas envolvida no Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).
Com esta experiência-piloto, tentou-se não só melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, mas também gerar conhecimento sobre fatores que podem facilitar ou dificultar a futura implementação, em contexto escolar, de medidas inovadoras orientadas para o sucesso educativo.
Foi compromisso do Ministério da Educação dar autonomia às escolas para reorganizarem turmas, horários, matriz curricular, programas e calendário escolar, ou seja, para romperem com a legislação que determina muitas das normas que regem as escolas e, em parte, limitam a ação dos professores. A garantia, ainda, de não impor modelos, nem metodologias de trabalho, confiando às escolas a possibilidade de criarem projetos audazes, contextualizados e únicos, consoante as necessidades dos seus alunos e os recursos disponíveis.
Acordados os termos da iniciativa e partilhados os seus princípios fundamentais, entretanto formalizados no Despacho n.º 3721/2017, de 7 de abril, o ano letivo de 2016-2017 decorreu com a conceção dos Projetos-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), desenvolvidos em 2017/2018 e 2018/2019.
Os sete agrupamentos de escolas envolvidos identificaram problemas, estabeleceram prioridades, mobilizaram professores, desenharam estratégias e partilharam ideias, em diversos encontros da rede de escolas. Findo o período de vigência do Despacho n.º 3721/2017, de 7 de abril, as escolas PPIP foram convidadas, conforme o estabelecido no n.º 1, do artigo 14º da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, a convolar os seus projectos em Planos de Inovação.
Com parecer favorável dos Conselhos Geral e Pedagógico reunidos em sessão ordinária, no dia 25 de julho de 2019, seguiu o referido pedido de convolação.
Neste sentido, após a necessária e desejada reflexão das estruturas internas do agrupamento, as alterações ao calendário escolar, para o ano 2019/2020, são agora publicadas e assumem-se como uma das principais estratégias de promoção do sucesso escolar.
Assim, o próximo ano lectivo, à imagem dos anteriores, dividir-se-á em dois semestres. Acreditamos, e a experiência fundamenta esta convicção, que a adoção deste novo modelo de gestão curricular potenciará o esforço e o trabalho empreendidos pelos alunos e criará novas oportunidades e momentos para a regulação das aprendizagens e feedbak. Consideramos, ainda, que a reorganização do tempo letivo será fundamental para a persecução proficiente do projeto educativo implementado – Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe…
Atividades Letivas |
26 DIAS INTERRUPÇÃO |
Interrupções Letivas |
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SEMESTRE |
Início |
Termo |
Interrupções Letivas |
Início |
Termo |
|
1º Semestre |
13-set-19 |
21-fev-20 |
36 SEMANAS |
1ª Interrupção (4 dias) |
04-nov-19 |
08-nov-19 |
2ª Interrupção (11 dias) |
20-dez-19 |
03-jan-20 |
||||
2º Semestre |
2-mar-20 |
5-jun-20 a)9-jun-20 b)19-jun-20 c) |
169 DIAS LETIVOS |
3ª Interrupção (4 dias) |
24-fev-120 |
28-fev-20 |
4ª Interrupção (6 dias) |
06-abr-20 |
14-abr-20 |
a) Alunos do 9.º ano, aos quais acrescem as sessões de preparação para prova final e realização de provas até 26 de junho;
b) Alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e turmas PCA
c) Alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar
O ano letivo está organizado, por contraponto com o modelo tradicional, da seguinte forma:
Com esta proposta de calendário escolar pretende-se trabalhar numa lógica semestral, com ajuste nas interrupções letivas, por forma a encurtar os períodos contínuos de atividade letiva, possibilitar a recuperação de aprendizagens e incluir nas práticas pedagógicas momentos frequentes de balanço do trabalho desenvolvido e dos resultados alcançados. A adoção de um modelo não tradicional de calendário escolar permitirá fornecer feedback regular a alunos e famílias e estabelecer momentos formais de avaliação com maior regularidade.
2018/2019
O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva é uma das seis escolas públicas portuguesas envolvida no Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).
Com esta experiência-piloto, espera-se não só melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, mas também gerar conhecimento sobre fatores que podem facilitar ou dificultar a futura implementação, em contexto escolar, de medidas inovadoras orientadas para o sucesso educativo.
Foi compromisso do Ministério da Educação dar autonomia às escolas para reorganizarem turmas, horários, matriz curricular, programas e calendário escolar, ou seja, para romperem com a legislação que determina muitas das normas que regem as escolas e, em parte, limitam a ação dos professores. A garantia, ainda, de não impor modelos, nem metodologias de trabalho, confiando às escolas a possibilidade de criarem projetos audazes, contextualizados e únicos, consoante as necessidades dos seus alunos e os recursos disponíveis.
Acordados os termos da iniciativa e partilhados os seus princípios fundamentais, entretanto formalizados no Despacho n.º 3721/2017, de 7 de abril, o ano letivo de 2016-2017 decorreu com a conceção dos Projetos-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).
Os agrupamentos de escolas envolvidos – Freixo (Ponte de Lima), Cristelo (Paredes), Marinha Grande Poente (Leiria), Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior), Vila Nova da Barquinha (Santarém) e Boa Água (Sesimbra) – identificam problemas, estabelecem prioridades, mobilizam professores, desenham estratégias e partilham ideias, em diversos encontros da rede de escolas.
Neste sentido, conforme amplamente discutido nas estruturas internas do agrupamento e já implementado em, 2017/2018, as alterações ao calendário escolar, para o ano 2018/2019 e seguinte, assumem-se como das principais estratégias de promoção do sucesso escolar.
Assim, os próximos anos letivos dividir-se-ão em dois semestres. Acreditamos que a adoção deste novo modelo de gestão curricular potenciará o esforço e o trabalho empreendidos pelos alunos e criará novas oportunidades e momentos mais propícios para a regulação das aprendizagens. Consideramos, ainda, que a reorganização do tempo letivo será fundamental para a persecução proficiente do projeto educativo implementado – Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe…
Atividades Letivas | 27 DIAS INTERRUPÇÃO
(23 dias no modelo tradicional) |
Interrupções Letivas | ||||
SEMESTRE | Início | Termo | Interrupções Letivas | Início | Termo | |
1º Semestre | 14-set-18 | 08-fev-19 | 37 SEMANAS
(35 no modelo tradicional) |
1ª Interrupção | 05-nov-18 | 09-nov-18 |
2ª Interrupção | 20-dez-18 | 02-jan-18 | ||||
2º Semestre | 18-fev-19 | 19-jun-19 | 162 DIAS LETIVOS
(159 dias no modelo tradicional) |
3ª Interrupção | 11-fev-19 | 15-fev-19 |
4ª Interrupção | 04-mar-19 | 06-abr-19 | ||||
5ª Interrupção | 15-abri-19 | 26-abr-19 |
O ano letivo deverá estar organizado, por contraponto com o modelo tradicional, da seguinte forma:
Com esta proposta de calendário escolar pretende-se trabalhar numa lógica semestral, com ajuste nas interrupções letivas, por forma a encurtar os períodos contínuos de atividade letiva, possibilitar a recuperação de aprendizagens e incluir nas práticas pedagógicas momentos frequentes de balanço do trabalho desenvolvido e dos resultados alcançados. A adoção de um modelo não tradicional de calendário escolar permitirá fornecer feedback regular a alunos e famílias e estabelecer momentos formais de avaliação com maior regularidade.
No corrente ano letivo, os alunos realizarão provas de aferição nas seguintes disciplinas:
Entre 2 a 10 de Maio/2019 | 5ª F – 6 Junho/2019 | 4ª F – 12 Junho/2019 | 2ª F – 17 Junho/2019 | 4ª F – 19 Junho/2019 | |
2.º Ano Expressões Artísticas (27) Expressões Físico -Motoras (28) |
9h30 — 8.º ano Português (85) Português Língua Segunda (82) |
9h30 — 8.º ano História e Geografia (87) |
10h00 — 2.º ano Português e Estudo do Meio (25) |
10h00 — 2.º ano Matemática e Estudo do Meio (26) |
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11h30 — 5.º ano Matemática e Ciências Naturais (58) |
11h30 — 5.º ano História e Geografia de Portugal (57) |
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Entre 20 e 29 de maio /2019 | 5.º Ano – Educação Física (59) | ||||
As provas finais do 3.º ciclo e de equivalência à frequência terão lugar nas seguintes datas:
CALENDÁRIO DAS PROVAS FINAIS DE CICLO – 9º ANO – 2019 | ||||||
1ª FASE | 2ª FASE | |||||
terça -feira 18 de junho |
sexta -feira 21 de junho |
quinta -feira 27 de junho |
sexta -feira 19 de julho |
segunda-feira 22 de julho |
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9h30 — 9.º ano PLNM (93) (94) |
9h30 — 9.º ano Português (91) Português-Língua Segunda (95) |
9h30 — 9.º ano Matemática (92) |
9h30 — 9.º ano Português (91) Português Língua Segunda (95) PLNM 93) (94) |
9h30 — 9.º ano Matemática (92) |
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Afixação de pautas: 15 de julho | Afixação de pautas: 5 de agosto | |||||
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 12 de agosto | Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 26 de agosto |
Nota Informativa sobre o Calendário Escolar 2018/2019: