Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"O que não nos desafia, não nos transforma!"

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Medidas do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Especificamente no âmbito das medidas definidas no Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, apresenta-se de seguida o trabalho desenvolvido e o que se prevê desenvolver, ao nível da atuação do Serviço Social.

1-A Família faz a escola (Enquadramento da medida)

A temática da parentalidade é cada vez mais complexa e as práticas parentais negativas têm sido associadas a problemas comportamentais nas crianças. Neste âmbito, a presente medida justifica-se pelas evidências de suporte familiar frágil e insuficiente e alguma desvalorização face à escola, de parte dos alunos e das suas famílias. Verifica-se, através de atendimentos já realizados às famílias, algum desconhecimento de estratégias conscientes de parentalidade adequada às necessidades das crianças.

O envolvimento harmonioso entre os alunos, famílias e professores tem resultados positivos no percurso escolar das crianças. A medida prevê ações em várias dimensões dirigidas às famílias, que vão ao encontro das suas necessidades (relaciona-se com o projeto INCLUD-ED, na vertente de ação educativa de sucesso: formação de familiares, na perspetiva de construir uma efetiva Comunidade de Aprendizagem, para alunos e também para as suas famílias).

Ações:

-Atendimentos a Alunos (em contexto formal e informal)

-Atendimentos a Encarregados de Educação

-Atendimentos/Aconselhamento aos Diretores de Turma/Professor titular de turma

-Atendimentos conjuntos Diretores de Turma/Professor titular de turma e Encarregados de Educação

-Atendimentos conjuntos a Alunos, Diretores de Turma e Encarregados de Educação

Continuação das várias tipologias de atendimentos de proximidade (para diagnóstico e adequação da intervenção).

Prevê-se continuação dos programas individualizados de Educação Parental e eventualmente programas coletivos de Educação Parental, com temas pertinentes para grupos de pais.

Divulgação, sensibilização e recrutamento de formandos para a Academia Digital para Pais, nas reuniões de avaliação com Encarregados de Educação de janeiro e na “Festa das Sopas” (carater formal e informal). Em janeiro serão selecionados os alunos voluntários para dinamizar as ações de formação e serão operacionalizados aspetos organizativos: selecionar formadores, formar turmas e horários para os cursos de formação e preparar apoio logístico.

Nos próximos meses, está previsto operacionalizar sessões de formação coletiva sobre Parentalidade Positiva e preparar o apoio logístico. Serão também operacionalizadas sessões de sensibilização para os Encarregados de Educação do Pré-Escolar com o tema “Prepare o seu filho para a escola”.

2-Inclusão? Por que não?  (Enquadramento da medida)

A temática da Inclusão deve ser efetivada de forma constante e verifica-se a necessidade de desenvolver ações de reforço da multiculturalidade como um valor positivo e enriquecedor no ambiente da escola. O conhecimento e a aceitação de aspetos culturais diferentes da cultura dominante, nem sempre é um processo fácil e natural. Pelo que, cabe à escola contribuir ativamente para a inclusão de todos os alunos, promovendo a frequência e envolvimento dos alunos nas atividades da escola.

A medida desenvolve diversas ações que pretendem alcançar resultados na dimensão pessoal do aluno, na melhoria da representação social que as famílias têm da escola e no impacto positivo na comunidade escolar. A medida enquadra-se com o projeto INCLUD-ED, na vertente da Multiculturalidade em Comunidades de Aprendizagem, que promove a convivência multicultural e o conceito de igualdade de diferenças.

Ações

-Atendimentos a Alunos (em contexto formal e informal)

-Atendimentos a Encarregados de Educação

-Atendimentos/Aconselhamento aos Diretores de Turma/Professor titular de turma

-Atendimentos conjuntos Diretores de Turma/Professor titular de turma e Encarregados de Educação

-Atendimentos conjuntos a Alunos, Diretores de Turma e Encarregados de Educação

Serão realizadas visitas à Escola Profissional e à Escola Secundária com o objetivo de dar a conhecer cursos profissionais, motivar os alunos para a conclusão do 9ºano, criar/materializar expetativas futuras e alargar horizontes.

Serão realizadas visitas a locais de interesse e de utilidade pública, na comunidade local: Biblioteca, Loja do Cidadão, Centro de Saúde, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Autarquia, Centro Qualifica etc., para desenvolver capacidades funcionais e conhecer os recursos locais.

Serão realizadas sessões conjuntas com alunos e respetivos Encarregados de Educação, com o objetivo de reforçar a valorização da escola, promover o conhecimento mútuo, a partilha de interesses e expetativas futuras de ambos. Poderão também ser identificadas necessidades/expetativas de formação dos restantes elementos da família e nesse sentido, poderão ser realizados encaminhamentos para formação e qualificação de competências.

Serão promovidas sessões individuais/grupo de exploração e autoconhecimento através da metodologia “Roma models” – utilizar o impacto de modelos positivos para motivar e dar a conhecer exemplos de sucesso na comunidade cigana e desconstruir preconceitos (muitas vezes autoatribuídos) e desvalorização de crenças.

No caso de aluno emigrantes/refugiados será prestado apoio o acesso aos direitos fundamentais, sempre que solicitado, em colaboração com a família e entidades competentes (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Alto Comissariado para as Migrações, Segurança Social).

3-Juntos somos Escola (Enquadramento da medida)

As crianças que vivenciam dificuldades de relacionamento interpessoal no grupo de pares, correm risco de uma diversidade de problemas futuros de adaptação, entre os quais estão desmotivação e abandono escolar, delinquência e problemas emocionais. Verifica-se um número crescente de ocorrências entre os alunos, com registos de agressões verbais e físicas. As crianças e jovens manifestam dificuldades relacionais e, igualmente grave, têm revelado a sua incapacidade em resolver situações de conflito.

Pretende-se fomentar um ambiente escolar saudável, seguro e positivo através da mediação escolar para uma transformação pedagógica que beneficia a dinâmica escolar, antecipar, evitar e resolver conflitos. O projeto INCLUD-ED também se relaciona com esta medida, na vertente do Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos.

-Atendimentos a Alunos (em contexto formal e informal)

-Atendimentos a Encarregados de Educação

-Atendimentos/Aconselhamento aos Diretores de Turma/Professor titular de turma

-Atendimentos conjuntos Diretores de Turma/Professor titular de turma e Encarregados de Educação

-Atendimentos conjuntos a Alunos, Diretores de Turma e Encarregados de Educação

Realização de sessões temáticas sobre Empatia, Direitos Humanos e outros temas pertinentes, para as turmas – visualização de vídeos e atividades de grupo ou individuais, no âmbito dos temas apresentados (por exemplo: a realizar em substituição de falta de professores).

Realização de sessões de formação sobre Bullying para as assistentes operacionais, de forma a capacitá-las para identificarem situações de risco e aplicar estratégias e formas de atuação adequadas, em contexto escolar.

Criar e implementar projeto de Mediação Escolar (após formação pessoal sobre o tema).

Será também dada continuação à divulgação de workshops presenciais e on-line com temáticas pertinentes para grupos de alunos, grupos de Encarregados de Educação e grupos de docentes.

%d bloggers gostam disto: