Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe…"

Composição

EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva

A escola sede do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior está localizada dentro da cidade, na zona escolar, perto do Pavilhão Multiusos e do Pavilhão Gimnodesportivo da cidade, servindo a população de Rio Maior e as povoações circundantes.

sede

ebifc.JPG

Escola Básica da Mina do Espadanal

A Escola Básica da Mina do Espadanal, conhecida anteriormente por CE n.º 2 de Rio Maior, foi inaugurada em setembro de 2009, é um dos equipamentos escolares incluído no Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva.

ceme

A entrada em funcionamento deste centro escolar veio dar resposta às necessidades da comunidade educativa a nível da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Foi a concretização de um dos objetivos previstos na Carta Educativa do concelho de Rio Maior.

O Centro Escolar tem capacidade de funcionamento de 4 salas de Jardim de Infância (crianças dos 3 aos 6 anos de idade), 7 salas de 1º Ciclo. Existe uma Biblioteca, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares.

foto6

Além da componente letiva há outras ofertas de serviço de apoio à família, nomeadamente:

  • Prolongamento de horário no Jardim de Infância, assegurado por 3 Assistentes Técnicas.
  • Serviço de OTL, da responsabilidade da Associação de Pais do Agrupamento.
  • Serviço de refeitório, com cozinha própria.
  • Atividades de Enriquecimento Curricular, para o 1º Ciclo.

Escola Básica Poeta Ruy Belo

A Escola Básica Poeta Ruy Belo, conhecida como Centro Escolar Poeta Ruy Belo, foi inaugurada no dia 9 de Outubro de 2012.Tem no momento 176 alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Os alunos estão distribuídos por 8 turmas, 3 do pré-escolar e 5 do 1º ciclo.

ceprb.jpg

É um centro escolar que serve as freguesias de Azambujeira/Malaqueijo, Marmeleira/Assentiz, Arrouquelas, Ribeira de São João/São João da Ribeira. Os seus alunos têm ao seu dispor serviço de refeições, prolongamento de horário (pré-escolar) e atividades de enriquecimento curricular (1º ciclo).

Neste momento temos 14 docentes e 10 funcionárias, entre os quais uma assistente técnica. Os alunos são transportados das suas localidades para São João da Ribeira. Abre às 7:30h e encerra às 19h.

A escola tem campo de jogos, biblioteca, refeitório e parque infantil.

Além da componente letiva há outras ofertas de serviço de apoio à família, nomeadamente:

  • Prolongamento de horário no Jardim de Infância, assegurado por 1 Assistente Técnica.
  • Serviço de refeitório, com cozinha própria.
  • Atividades de Enriquecimento Curricular, para o 1º Ciclo.

Escola Básica de Asseiceira

A reformulação da rede escolar concelhia levada a cabo em 2014 pela autarquia, com o acordo dos agrupamentos, mediante o encerramento das EB/JI de Fráguas e S. Sebastião/Cabos e a abertura do Centro Escolar de Fráguas, colocou a EB1/JI sobre administração e gestão do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira.

ASS1.jpg

Esta unidade é formada por uma escola do 1.º ciclo, com duas salas de aula, uma sala polivalente, uma biblioteca e uma cozinha para uso do pessoal docente e não docente e, ainda, por um jardim-de-infância com uma sala e uma cozinha.

A EB de Asseiceira foi a designação oficial do projeto. Para consumo público fica mais fácil chamar a este estabelecimento de ensino básico, Centro Escolar de Asseiceira. Está incluído no Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva.

“As obras de ampliação e remodelação da EB de Asseiceira foram inauguradas em 16 de maio de 2018.

Com um custo elegível de 214 795,29 € para um apoio financeiro da União Europeia de 182 576,00 €, as obras de ampliação e remodelação da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Asseiceira foram inauguradas na última quarta-feira, 16 de maio, dia do 34º aniversário da fundação da freguesia de Asseiceira.

Centro Escolar EB 1/JI de Asseiceira foi a designação oficial do projeto. Para consumo público fica mais fácil chamar a este estabelecimento de ensino básico, Centro Escolar de Asseiceira. Está incluído no Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva.

A escola e jardim de infância existentes anteriormente, havia anos que enfermavam de exiguidade de instalações e ausência de espaços e recursos técnico-pedagógicos fundamentais para o sucesso e vivência escolares, o que estava completamente desajustado em relação às atuais exigências educativas. Com a sua ampliação, requalificação e dotação com os mais modernos equipamentos é expectável a promoção, também em Asseiceira, do sucesso escolar dos alunos, tal como já vinha acontecendo noutros pontos do concelho de Rio Maior.

ass2.JPG

Dotado com três salas para o 1º ciclo – uma das quais no âmbito da aposta em ambientes inovadores de aprendizagem, vulgo “salas do futuro” – e outras duas para o pré-escolar, este centro educativo, presentemente frequentado por cerca de 45 alunos tem capacidade para acomodar entre 80 a 100 crianças. No presente ano letivo (2017/2918) conta com três professoras e duas educadoras.

A população do Centro Escolar de Asseiceira deverá aumentar no início do próximo ano letivo (2018/2019), com o afluxo de alunos oriundos de Vale de Óbidos, aldeia cuja escola deverá ser encerrada. A colocação dos alunos valdobidenses em Asseiceira depende das opções dos respetivos encarregados de educação, sendo provável que alguns escolham transferir os seus educandos para escolas situadas na cidade.

ass3.JPG

Paulo Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro, contou no ato inaugural deste centro escolar com a presença da presidente do Município, Isaura Morais, outros vereadores, a presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, Filipa Raimundo e outros autarcas locais.”

In Região de Rio Maior, Publicado a 18/05/2018

 

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: