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Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"O que não nos desafia, não nos transforma!"

Avaliação Externa das Escolas

Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas: 2018-(…)

Relatórios de Escola: 

No âmbito do terceiro ciclo de avaliação externa das escolas, os relatórios são divulgados nos distritos correspondentes às escolas e agrupamentos de escolas no website da IGEC.

Os relatórios são também divulgados no site http://infoescolas.mec.pt/

Documentos de enquadramento:

Os documentos que enquadram a avaliação externa das escolas podem ser consultados aqui

Segundo ciclo de avaliação

Relatório de Avaliação Externa (9 a 11 de janeiro de 2012)

Resultados: Bom

Prestação de Serviço Educativo: Suficiente

Liderança e gestão: Bom

Pontos Fortes:

O conjunto de iniciativas que potenciam o desenvolvimento de competências sociais nas
crianças e nos alunos;

A pluralidade de formas de valorização dos sucessos das crianças e alunos, gerando elevados
níveis de satisfação junto da comunidade escolar;

A diversificação da oferta formativa e a realização de protocolos e parcerias com empresas da
região, contribuindo para a notoriedade do Agrupamento e para o reconhecimento por parte do
meio local;

O estilo de liderança do diretor, promotor da motivação e empenho dos trabalhadores, com
impacto na coesão e no bom ambiente educativo;

A promoção de formação para docentes e não docentes com base nos recursos internos;

A eficácia dos circuitos de informação e comunicação interna e externa, com impactos na criação
de um clima de confiança e na harmonização das relações entre os diferentes agentes da
comunidade educativa.

Áreas de melhoria:

Identificação de causas pertinentes para os fracos resultados académicos, com vista à
elaboração de um plano de melhoria eficaz;

Operacionalização de processos de articulação horizontal e vertical do currículo, contribuindo
para o reforço da sequencialidade e consistência das aprendizagens;

Implementação de processos de avaliação formativa, enquanto instrumento regulador do
processo de aprendizagem e de ensino, de forma a adequar as estratégias aos ritmos de
aprendizagem específicos de cada aluno;

Aferição de critérios e instrumentos de avaliação de forma a garantir a confiança na avaliação
interna e nos resultados;

Definição de prioridades e metas avaliáveis no projeto educativo com vista a uma eficaz
monitorização da ação educativa;

Assunção de responsabilidades por parte das lideranças intermédias, no respeito pelo conteúdo
funcional dos seus cargos, perspetivando a melhoria dos resultados educativos;

Institucionalização de práticas de supervisão das atividades letivas, que permitam a
monitorização da eficácia do planeamento individual em termos do sucesso académico;

Elaboração e implementação de um plano de melhoria, com mecanismos explícitos e
estruturados de monitorização sistemática dos processos, tornando mais eficazes os
procedimentos de autoavaliação.

Primeiro ciclo de avaliação

Relatório AEE (10 a 12 de dezembro de 2007)

Resultados: Bom

Prestação de Serviço Educativo: Muito Bom

Organização e gestão escolar: Bom

Liderança: Muito Bom

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