Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

"Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe…"

PAR – IAVE

PAR – Projeto de acompanhamento de escolas na análise  e utilização dos  relatórios da avaliação externa 


Provas-Afericao

PAR


Nos dias 15, 16 e 17, o grupo de trabalho do IAVE visitou o nosso agrupamento para recolha de opiniões sobre a forma como os RIPA e REPA são utilizados na melhoria do processo educativo no nosso agrupamento.

“Em Rio Maior, na últimas das 17 sessões de trabalho promovidas pelo IAVE por todo o país para auscultação dos professores, encarregados de educação e alunos no âmbito do PAR – Projeto de Acompanhamento das Escolas na Análise e Utilização dos Resultados da Avaliação Externa.
Recolha de práticas e de formas de tratar dados disponíveis para desenhar estratégias de apoio e recuperação numa abordagem formativa.” (SEE, Dr. João Costa)


e-News – dezembro 2019 do IAVE

O PAR – projeto de acompanhamento de escolas na análise e utilização dos
resultados da avaliação externa – tem como principal objetivo a valorização das
Provas de Aferição através dos seus resultados, ou seja, dos Relatórios Individuais
das Provas de Aferição (RIPA) e dos Relatórios de Escolas das Provas de Aferição
(REPA).
A primeira fase do PAR foi implementada em 17 das 18 escolas envolvidas entre
27 de setembro e 6 dezembro. O AE Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior, será visitado em janeiro de 2020. Nestas escolas foram realizadas sessões de trabalho com professores, pais, encarregados de educação e alunos que estão, ou estiveram, diretamente envolvidos nestas provas, o que nos permitiu perceber qual a utilização que cada escola dá a estes instrumentos de avaliação, bem como nos permitiu
recolher sugestões para podermos melhorar os documentos produzidos.
A segunda fase do projeto terá como finalidade a realização de ações de curta duração (ACD) em cada uma destas escolas, com o objetivo de divulgar as primeiras conclusões, não só para as escolas envolvidas como também para outras escolas da mesma área geográfica, levando, assim, esta abordagem a um público mais vasto. Estas ações terão lugar entre fevereiro e abril de 2020.
Prevê-se, ainda, a realização de um documentário vídeo, ilustrativo do trabalho realizado, de modo a dar uma maior visibilidade ao assunto.
Com os dados recolhidos aquando das visitas às escolas, o IAVE pretende produzir um documento com orientações de utilização dos relatórios pelas escolas, bem como um caderno com sugestões de boas práticas já implementadas, estando a sua edição prevista para o final de junho de 2020.

Reunião do dia 12 de setembro

Sendo as Provas de Aferição uma forma de complementar os processos de
avaliação interna e externa das aprendizagens, o IAVE considera muito
importante a utilização dos resultados destas provas por parte das escolas.,
visando a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Assim, no sentido de promover a valorização da utilização dos Relatórios
RIPA e REPA, o IAVE está a implementar um projeto de acompanhamento dos
resultados de avaliação externa – PAR – que permita a capacitação das
escolas para analisar, utilizar e otimizar os resultados da avaliação externa no sentido da melhoria do processo educativo.
Participam no PAR 18 escolas, sendo 13 das várias regiões de Portugal continental, 4 das regiões autónomas e uma escola portuguesa no estrangeiro.
A apresentação do projeto realizou-se no dia 12 de setembro, nas instalações do IAVE, onde estiveram presentes, além dos diretores das escolas envolvidas, representantes da Secretaria de Estado da Educação, das Direções Regionais da Educação dos Açores e da Madeira, da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e do Júri Nacional de Exames.

IAVE

In IAVE | e-news – setembro 2019

 

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: