Nos dias 15, 16 e 17, o grupo de trabalho do IAVE visitou o nosso agrupamento para recolha de opiniões sobre a forma como os RIPA e REPA são utilizados na melhoria do processo educativo no nosso agrupamento.

“Em Rio Maior, na últimas das 17 sessões de trabalho promovidas pelo IAVE por todo o país para auscultação dos professores, encarregados de educação e alunos no âmbito do PAR – Projeto de Acompanhamento das Escolas na Análise e Utilização dos Resultados da Avaliação Externa.
Recolha de práticas e de formas de tratar dados disponíveis para desenhar estratégias de apoio e recuperação numa abordagem formativa.” (SEE, Dr. João Costa)

“A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior, Leonor Fragoso, esteve hoje na EB Fernando Casimiro Pereira da Silva, acompanhando o diretor do Agrupamento, Paulo Almeida, na receção ao Secretário de Estado da Educação, João Costa, que veio tomar contacto com o trabalho desenvolvido pelos membros do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que se encontram nesta escola, durante os dias 15, 16 e 17 de janeiro, no âmbito do Projeto de Acompanhamento de escolas na análise e utilização dos resultados de avaliação externa.” (in site do Município de Rio Maior)

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O Modelo do Projeto de Acompanhamento, nas diferentes escolas, tem como principal objetivo a valorização das Provas de Aferição através dos seus resultados, ou seja, dos Relatórios Individuais das Provas de Aferição e dos Relatórios de Escolas das Provas de Aferição.
São realizadas sessões de trabalho com professores, pais, encarregados de educação e alunos que estão, ou estiveram diretamente envolvidos nestas provas, permitindo perceber qual a utilização que cada escola dá a estes instrumentos de avaliação, recolhendo sugestões para melhorar os documentos produzidos.
Com os dados recolhidos aquando das visitas às escolas, o IAVE pretende produzir um documento com orientações de utilização dos relatórios pelas escolas, bem como um caderno com sugestões de boas práticas já implementadas, estando a sua edição prevista para o final de junho de 2020.