Sendo as Provas de Aferição uma forma de complementar os processos de
avaliação interna e externa das aprendizagens, o IAVE considera muito
importante a utilização dos resultados destas provas por parte das escolas.,
visando a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Assim, no sentido de promover a valorização da utilização dos Relatórios
RIPA e REPA, o IAVE está a implementar um projeto de acompanhamento dos
resultados de avaliação externa – PAR – que permita a capacitação das
escolas para analisar, utilizar e otimizar os resultados da avaliação externa no sentido da melhoria do processo educativo.

IAVE
Participam no PAR 18 escolas, sendo 13 das várias regiões de Portugal continental, 4 das regiões autónomas e uma escola portuguesa no estrangeiro.
A apresentação do projeto realizou-se no dia 12 de setembro, nas instalações do IAVE, onde estiveram presentes, além dos diretores das escolas envolvidas, representantes da Secretaria de Estado da Educação, das Direções Regionais da Educação dos Açores e da Madeira, da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e do Júri Nacional de Exames.