Youth Exchange “Move in Action” – 15 a 23 de março de 2022

Cuevas Bajas, Málaga, Spain, Organizado pela Associação EuroMuévete

36 participantes, de 6 países diferentes: Espanha, Hungria, Romênia, Itália, Portugal e Letónia. Projeto co-financiado pelos programas Erasmus+.

Há dois meses atrás, um grupo de jovens portugueses, voluntários na “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas e estudantes na escola Fernando Casimiro da Silva, partiu em direção a Málaga, Espanha, para o seu primeiro projeto do Erasmus+. 

Hoje, apresentaram para as suas turmas uma das experiências mais bonitas e enriquecedoras das suas vidas. De modo a divulgar o projeto em que participaram e também um pouco dos programas Erasmus+, os alunos do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva partilharam com os seus colegas, juntamente da professora que os acompanhou nesta viagem, a sua experiência e o impacto que teve nas suas vidas, abordando ainda o tema do projeto e usando algumas das dinâmicas que conheceram para dinamizar um workshop.

Dar a conhecer este tipo de projetos nas nossas escolas é fundamental, pois muitos dos jovens não se entusiasmam com a educação formal, ou não têm ainda perspetivas de futuro, ou não reconhecem a importância de aprender outras línguas, especialmente o inglês, para o seu desenvolvimento. Com o conhecimento destas iniciativas, estes jovens podem alargar os seus horizontes e conhecer outros percursos de aprendizagem, igualmente válidos e inspiradores. Ao demonstrarem que aquilo que aprendem na escola pode ser aplicado à vida real também, os nossos jovens podem vir a tirar mais aproveitamento das aulas, contribuir mais e vir a ter mais interesse por aquilo que lhes é ensinado. 

Esta iniciativa é mais um dos exemplos da boa relação que mantemos com a H2O e daquilo que podemos, juntos, proporcionar aos nossos alunos. Como eles mesmos disseram durante a sua apresentação, esta foi uma experiência muito enriquecedora e despertou neles um outro espírito, mais aventureiro e curioso. Neste projeto puderam contactar com jovens de Espanha, da Letónia, da Hungria, de Itália e da Roménia. Puderam aprender mais sobre tolerância e inclusão, temas principais do projeto, e desenvolver competências ao nível social, comunicativo, cooperativo e intelectual.

Este foi só o primeiro de muitos projetos que estes jovens farão! Obrigada pela vossa participação e por darem a conhecer os programas e projetos do Erasmus+, da “H2O” e da Associação EuroMuevete.