Decorreu ontem, 23 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Rio Maior, a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura. Um concurso que tem como objetivo central estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

A Prova Municipal, organizada com o apoio da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares, foi constituída por duas partes, a primeira, uma prova de interpretação de um texto e uma redação da autoria dos participantes, e a segunda, uma leitura em público de um excerto de uma obra literária.

O júri, constituído por Leonor Fragoso, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, David Ferreira, Diretor da Biblioteca Municipal, e Dina Rocha, Diretora da Unidade de Biblioteca e Coordenadora do Repositório Institucional do Instituto Politécnico de Santarém, elegeu os três melhores participantes nas quatro categorias em prova.

Destaque ainda para os momentos de animação da responsabilidade das alunas do Ensino Articulado da Escola Marinhas do Sal, Mariana Martinho e Mafalda Martim, bem como dos alunos da Escola Fernando Casimiro, Joana Loureiro e Bruno Carvalho.

A 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura vai decorrer, entre o dia 8 de outubro de 2021, data oficial de abertura, e o dia 4 de junho de 2022, dia da grande final.